quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O ciclo de vida do produto no marketing político

No marketing, é bem conhecido o conceito de ciclo de vida do produto. Esse modelo descreve a evolução de um produto no mercado, sendo dividido em quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio. O conceito de ciclo de vida do produto deve ser levado em consideração para avaliar as possíveis estratégias a serem desenvolvidas de acordo com o momento. Sua estratégia é lidar com a alta concorrência e as oportunidades e ameaças visando inovar e obter timing para determinar mudanças de acordo com a competitividade e princípios estratégicos.

Dessa mesma forma, podemos estabelecer o ciclo de vida de um político. Esse ciclo é considerado analisando a carreira do político e o planejamento da sua vida pública, definindo rumos e decidindo sobre oportunidades de ações. No primeiro estágio, a introdução, o político passa a abrir horizontes assumindo o primeiro mandato ou o primeiro cargo de administração pública. Neste momento é válido começar de forma setorial e pequena quando é concebido que esse estágio é como um degrau para ir mais longe. É preciso ter visão em longo prazo e investir na diferenciação para ser conhecido e reconhecido. Neste caso o grande desafio é a administração do marketing pessoal do político, a fim de contribuir para a criação de novas qualificações e o desenvolvimento de potenciais.


O político entra na segunda fase do ciclo, o crescimento, quando o seu prestígio se expande e há a incorporação de novas pessoas na faixa de relações. Esse momento vem acompanhado do aperfeiçoamento do discurso e a utilização do conhecimento adquirido em situações adequadas no jogo de interlocução, seja com a imprensa ou com pessoas que estejam no circuito da formação de opinião. É necessário estar atento às mudanças, deixar as antenas ligadas para qualquer circunstância e usar o bom senso para gerar oportunidades de receptividade, seja pela razão ou pela emoção.

Dando continuidade ao ciclo, observamos que um político ingressa na maturidade, sua terceira fase, quando sua imagem é respeitada e as amarrações políticas estão determinadas. Nesse momento ele é visto como uma liderança política e com certa fama agrega mais espaços de poder. No clímax da maturidade é respeitado e deve defender ainda mais a sua reputação para manter idôneo todo o seu admirável poder. É muito importante manter elevada a visibilidade do político que é a ponte do eleitorado real e o potencial. Ainda é oportuno lembrar que integridade, equilíbrio, esforço permanente e atenção as causas comuns são qualidades esperadas nas autoridades políticas.

Inaugura-se então o quarto estágio, do declínio, aonde inevitavelmente todos chegarão. No entanto, uns mais rápidos do que outros. A política sempre foi formatada como um espetáculo, uma arte. Entretanto, o eleitorado percebe quando a autoridade pública não está mais administrando as dificuldades e se comprometendo com os resultados para a população. Situações onde a ambição é escancarada e a sujeira tende a entrar por baixo do tapete leva todo o esforço de carreira política à lona. Claro que essa não é a regra. Para finalizar, não há um princípio para determinar o tempo de cada fase do ciclo, tudo vai depender da conduta, do cargo ou do tipo de mandato alcançado pelo político e da arte em saber administrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário