terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil


Guarda Civil Municipal e Defesa Civil
em alerta contra alagamentos

A Prefeitura está se antecipando a eventuais ocorrências por conta
das chuvas de verão e elaborou um plano para atendimento emergencial

A estação das chuvas está começando e a Prefeitura de Itanhaém elaborou um plano emergencial para oferecer atendimento imediato em caso de ocorrências como alagamentos, enchentes e transbordamentos dos rios e córregos que cortam a cidade, especialmente nas regiões do Belas Artes, Cibratel, Iemanjá e Bopiranga.

Em reunião na manhã desta terça-feira, representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, secretarias de Segurança e Educação traçaram as principais ações de atendimento à população que eventualmente seja afetada por alagamentos.

“Estamos atentos à meteorologia, acompanhando a previsão do tempo para oferecer um atendimento adequado, mas isso no caso dos alagamentos realmente acontecerem. Mas é importante lembrar que a Prefeitura se antecipou e promoveu a limpeza dos rios e suas margens”, explicou o secretário de Segurança, José Roberto Pereira do Nascimento.

Contudo, segundo ele, pode acontecer uma combinação de fortes e intensas chuvas com o período de alta da maré, o que reduz o tempo de escoamento da água. “Foi o que aconteceu no ano passado. Só que, neste ano, estamos com os rios limpos, conforme a população já atestou, graças aos esforços da secretaria de Serviços”.

Presente à reunião, o comandante da GCM, Hermínio Gomes, informou que a corporação está a postos, para oferecer um pronto atendimento à população. “Em caso de risco de alagamento, a população deve acionar o telefone 199 e informar a rua e ponto de referência. Imediatamente, seguiremos para o local”.

Gomes informou que o Corpo de Bombeiros também poderá participar do socorro, caso seja necessário e que o Centro de Pesquisa já disponibilizou barcos e botes para eventuais operações. “Vamos torcer para que nenhum bairro seja atingido por alagamentos. Porém, se acontecer, estaremos prontos para agir”. A GCM orienta que em caso de alagamento na residência, uma providência importante é que o morador desligue a rede elétrica.

A representante da Secretaria da Educação na reunião, Márcia Zanco, afirmou que foram disponibilizadas escolas, equipadas com colchões e cobertores, para atender famílias eventualmente desabrigadas.

Em outubro, a Prefeitura promoveu no plenário da Estação Ambiental São Camilo um seminário de prevenção de enchentes. Participaram cerca de 90 pessoas entre engenheiros, arquitetos e representantes das prefeituras do Litoral Sul, Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário