quarta-feira, 13 de julho de 2011

As portas de entradas para a carreira política


Para quem pretende ingressar na carreira política, estar atento às portas de entradas é uma tarefa imediata.

A entrada na carreira política pode ocorrer por meio de muitas portas que, tal como um edifício, estão distribuídas em vários andares da estrutura do sistema político. Em alguns casos pode-se tomar um elevador e ingressar direto pelas portas do segundo ou terceiro andar, mas, na maioria dos casos, o aconselhável é que se ingresse pelas portas dos primeiros andares.

As portas do primeiro andar: eleições municipais

O município pode ser considerado o primeiro andar da carreira política. A História da política mostra que as primeiras noções de democracia e cidadania começaram a surgir nas Cidades-Estados da antiga Grécia. As Cidades-Estados eram pequenos núcleos territoriais onde os cidadãos se reuniam para debater a administração dos negócios públicos.
De fato, o município é o local onde o poder político é exercido com maior proximidade em relação aos eleitores, ou seja, pela área geográfica que cobre o município, o contato entre quem exerce um cargo eletivo e seus eleitores é facilitado.

Nesse andar as portas de entrada na carreira política são:

· Câmara de Vereadores
· Secretarias
· Prefeitura

A Câmara de Vereadores pode ser vista como a primeira porta de entrada para quem quer seguir a carreira política.

Uma campanha para vereador é uma oportunidade para que se comece a acumular experiência. O candidato a vereador pode, e deve, começar com bastante antecedência a conversar com os potenciais eleitores sobre os problemas da cidade. A partir dessas conversas o futuro candidato a vereador precisa treinar sua capacidade de convencer as pessoas (eleitores) de que tem uma proposta de atuação no legislativo municipal que pode trazer benefícios para um segmento social, ou para o conjunto da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário