terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cidade Democrática - Participaçao Cidada

Gostaríamos de lhe recomendar uma ferramenta que temos usado muito no Movimento Voto Consciente e em alguns de nossos núcleos e que nos tem trazido grandes resultados, fortalecendo causas e gerando comunicação e mobilização real.

Trata-se do Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.org.br), que é uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Indicamos como uma forma de participar criando propostas para sua cidade ou apontando problemas. É a webcidadania possibilitando ao cidadão assumir protagonismo social e participar ativamente da construção de cidades melhores.

Nossa estratégia indicada segue abaixo:

1) Criar um perfil de cidadão
http://cidadedemocratica.org.br/usuario/cadastrar

2) Criar uma proposta ou apontar um problema que traduza sentimentos e ideias para uma cidade melhor.
http://cidadedemocratica.org.br/topicos/criar/proposta

3) Incluir no corpo da proposta tudo o que já existe nesse sentido (links, fotos, outros sites etc)

4) Divulgar a proposta para uma base de contatos seus e pedir que essas pessoas leiam a estratégia de divulgação e divulguem a proposta. (Mailing da secretaria, ex participantes do projeto etc)

Ao propor e apontar tópicos de discussão, cumprimos nosso papel de cidadania e conseguimos trazer nossos amigos, de acordo com temas pelos quais cada um se interessa. Em várias cidades o poder público vem olhando atentamente para as propostas e problemas, muitas vezes se mexendo.

Seguem também alguns vídeos que mostram casos e histórias reais:

http://www.youtube.com/watch?v=kjO0Zqwozc0
http://www.youtube.com/cidadedemocratica#p/f/9/ZRGYiFCkiNE
http://www.youtube.com/watch?v=V6C2O9Vg6pg

Nenhum comentário:

Postar um comentário